Acesso à internet pelo celular triplica em 2011, diz pesquisa


                   

O acesso à internet pelos celulares praticamente triplicou de 2010 para o ano passado. De acordo com a pesquisa TIC Domicílios, do Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), a conexão de usuários de telefone móvel subiu de 5% para 17%, aumento que ocorreu principalmente entre os entrevistados que possuem planos pré-pagos. O estudo fez um levantamento para mensurar a presença do computador e da internet nos domicílios brasileiros, e constatou um aumento no acesso à internet por dispositivos móveis, como celulares, computadores portáteis e tablets.

De acordo com Alexandre F. Barbosa, do Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação (Cetic), o número de usuários de celulares pré-pagos que acessam a internet cresceu de 5,1 milhões em 2010 para 18,4 milhões no ano passado, aumento que ele credita a dois fatores: ações de incentivo do governo, principalmente com o Plano Nacional de Banda Larga, e promoções das operadoras. “Elas começaram a fazer, especialmente nos planos pré-pagos, pacotes com acesso gratuito às redes sociais, o que fez com que esse aumento fosse bastante acentuado”, disse ele. “O que limita o acesso à internet pelo celular aqui no Brasil é o preço”, analisou Juliano Cappi, coordenador de pesquisas do Cetic.

Dos 25 mil lares pesquisados em 317 municípios do País, 45% possuem computadores. Destes, 79% possuem desktops (computadores de mesa), enquanto os portáteis (notebooks e netbooks) estão em 39%. Essa diferença diminuiu em relação a 2008, quando 95% dos lares possuíam desktops, e apenas em 10% dos domicílios havia computadores portáteis.

Na classe C, a proporção de computadores portáteis praticamente dobrou em relação a 2010, e chegou a 28% dos lares dessa faixa socioeconômica. Na classe A, no entanto, o avanço já é tal que a presença de notebooks e netbooks (81%) praticamente se equivale à de desktops (82%). O estudo ainda detectou que, apesar de somente 1% dos domicílios com computador possuírem tablet, na classe A a presença já chegou a 10%.

Uso da internet
De acordo com o estudo, 45% dos domicílios no País possuem computadores, e 38% têm acesso à internet. Em números, essa faixa que possui computador mas não acesso à rede representa 4,6 milhões de pessoas.

Entre os conectados, 68% acessam a internet por meio de banda larga fixa – o termo segue o padrão internacional e engloba conexões com velocidades a partir de 256 Kbps. O uso de banda larga móvel, como os modems 3G, cresceu consideralvelmente (18%), e ultrapassou a proporção de acessos discados (10%), uma “história prestes a morrer”, segundo Barbosa. “O uso de modem cresceu mais fortemente nas regiões Norte e Nordeste”, afirmou ele, indicando um possível reflexo da pouca infraestrutura para a banda larga fixa.

A grande maioria dos usuários (78%) revelou utilizar a internet para enviar e receber e-mails, e 69% disseram usar também para participar de sites de relacionamentos. Outra revelação do estudo é que 51% dos pesquisados afirmaram fazer downloads de músicas. Os pesquisadores também destacaram um aumento de 17% para 23% nos internautas que afirmaram entrar na internet para conversar por voz, utilizando programas como o Skype.

Fonte: Ricardo Santos

—————————————————————————————————–

Trabalhando com as melhores construtoras para melhor atendê-los!

MAIS DE 200 OPÇÕES EM IMÓVEIS PARA VOCÊ!
Maiores informações:
MOACYR PIMENTA – C12455
(62)8468-4269 OI
(62)8184-1198 TIM
Nextel: (62) 7814-4621  Rádio: *55*650*5616
Msn: moacyrpimenta@yahoo.com.br
Twitter: @moratiimoveis
Facebook: Morati Imóveis
Skype: moacyrpimenta
MORATI IMÓVEIS – Tel.: (62)3087-4787

Fale com o Corretor:

________________________________________

Mais imóveis em goiânia:

www.ImoveisAltoPadraoEmGoiania.com.br
// // //
———————————————————————————
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s