Como facilitar o processo de inovação?


ALGUMAS EMPRESAS INOVADORAS SE UTILIZAM DA CHAMADA INOVAÇÃO ABERTA, DIZ ESPECIALISTA

Lâmpada
Como facilitar o processo de inovação?
Respondido por Guto Grieco, especialista em inovação
Muitas são as práticas de gestão que facilitam os processos de inovação. O estabelecimento de procedimentos estruturados ajuda a impor uma disciplina para os ciclos de inovação, desde a periodicidade de se começar um novo projeto como os passos a serem seguidos. Esses processos devem ser adotados de flexibilidade suficiente para incentivar a inovação e não para engessá-la.
Algumas empresas inovadoras se utilizam da chamada inovação aberta. Convidam toda a sua cadeia de valor, dos fornecedores aos consumidores, a participarem dos processos de geração de ideias para resolver problemas de produtos ou para darem insights para lançamentos.
Outro ponto importante que aumenta muito a velocidade com que as empresas conseguem entregar inovações para o mercado é a capacidade que elas têm de aprender e se adaptar às mudanças.
Essa ideia não é propriamente nova e Darwin, já no século XIX, propunha na sua teoria da seleção natural que “não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta”. No século XX, de maneira pragmática, Jack Welch, ex-CEO da GE, expôs que “se a velocidade da mudança dentro das empresas for menor do que a velocidade fora delas, o fim está próximo”.
Fonte: Priscila Zuini
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s