Cantinho da paz: monte um refúgio para alma em casa


O ambiente deve ser fresco, leve e com boa circulação de ar, sugere a instrutora de meditação

  • O ambiente deve ser fresco, leve e com boa circulação de ar, sugere a instrutora de meditação
    Ter um momento só seu, para poder relaxar, desacelerar e meditar é quesito quase fundamental para manter a mente saudável em meio à rotina tumultuada das grandes cidades. E nada melhor que transformar a própria casa, ou pelo menos parte dela, em um ambiente especial para o relaxamento. Por isso, prepare o espaço: pense nos detalhes como cores, imagens e cheiros, e crie seu refúgio particular.
O consultor de feng-shui da empresa Alma Serena, Franco Guizzetti, enfatiza que o espaço seja bem autoral. “Montar o ambiente envolve muitos detalhes, mas tudo deve refletir a personalidade do dono”, afirma. Outra vantagem, diz ele, é que a casa inteira acaba se tornando um local tranquilo com o passar do tempo.
Mesmo que não se tenha um cômodo inteiro disponível, é possível separar um cantinho de um quarto ou da sala.  O mais importante é que seja um local sem perturbações – ou com o mínimo possível delas.
“Não adianta querer meditar na cozinha, ou em algum cômodo onde toda hora vai ter uma pessoa da casa querendo entrar para buscar alguma coisa”, alerta Adriana Ambrosio, instrutora de respiração, meditação e ioga da Fundação Arte de Viver.
Além de criar um ambiente tranquilo e aconchegante, é preciso de fato se isolar por algum tempo. Portanto, lembre-se sempre de desligar os telefones e avisar quem estiver por perto que você vai precisar de alguns minutos para ficar só, recomenda Ambrosio.
Outro conselho da instrutora é evitar os excessos de café, doces e gorduras na dieta, pois são alimentos muito estimulantes. “Para ter a paz interior, é preciso manter também o corpo em ordem, ou seja, alimentar-se direito”, diz.
Confira, a seguir, dez dicas dos dois especialistas, cada qual com suas predileções pessoais, mas com o mesmo objetivo – montar em casa um espaço ideal para ter seus momentos de paz.
Aroma
Outro sentido que pode contribuir para que corpo e mente relaxem é o olfato. Portanto, deixe por perto um incenso ou aromatizador, mas sempre com essências calmantes, como alfazema, lavanda ou rosas, sugere Guizzetti. Outra ideia do consultor é, independente da meditação, borrifar na casa toda, uma vez por dia, uma mistura com água benta, cânfora e a essência calmante de sua preferência. “Você deixa isso pronto dentro de um borrifador, não dá trabalho. Além do cheiro agradável, acalma e tira a energia pesada das brigas”, garante.
Som
Há pessoas que preferem o silêncio total, assim como aqueles que não se incomodam com algum barulho externo. Para outros, porém, uma música calma, mantras ou sons da natureza ajudam a relaxar. “Esses recursos também são interessantes porque ajudam a neutralizar ruídos externos”, afirma Guizzetti.  Segundo o consultor, colocar uma fonte bonita é outra ótima opção, por trazer ao mesmo tempo o som agradável da água e uma imagem da natureza.
Ordem
Para poder por os pensamentos em ordem, o espaço ao redor também precisa estar em ordem, diz Guizzetti. “Ninguém consegue ficar tranquilo ou meditar num quarto com a cama desfeita, roupas espalhadas etc. Você tem que se sentir bem, não ficar pensando nas tarefas a fazer”, afirma o consultor de feng-shui. Ambrosio vai mais longe: para ela, ter a casa inteira em ordem ajuda na concentração mental. “Depois de uma boa limpeza no armário a meditação costuma ser muito mais profunda”, brinca.
Luz
Franco Guizzetti aconselha que, durante os momentos de meditação, o cantinho da paz fique com pouca luz, quase uma penumbra. “Se for durante o dia, feche as cortinas. Se for à noite, acenda apenas um abajur ou alguma lâmpada fraca”, recomenda. Segundo ele, a claridade forte deixa o espaço muito energizado, o que dificulta tranquilizar a mente e o espírito. “Também pode ser interessante ter uma lâmpada azul ou verde, porque são cores que relaxam”, diz.
Planta
Manter um vaso – ou vários, dependendo do espaço – sempre à vista ajuda a entrar em contato com a natureza, lembra Ambrosio. Essa conexão amplia a proximidade com a própria essência interna. “Eu gosto muito de meditar em meio à natureza, às vezes vou ao parque do Ibirapuera – e é bem comum encontrar pessoas fazendo isso por lá”, conta a instrutora. Segundo ela, essa proximidade com a natureza compensa o movimento das pessoas em volta.
Cor
Estar em um ambiente com paredes de cores escuras ou berrantes pode atrapalhar a concentração e trazer a sensação de agitação ou até de tristeza, afirma o consultor de feng-shui. “Pode parecer apenas um detalhe, mas as cores fazem diferença, ajudam a entrar no clima desejado”, diz.  Uma “boa escolha” pode variar do clássico branco, passando pelo lilás e rosa e indo até tons suaves de verde e azul. Evite sempre marrons e roxos, que deixam o ambiente triste.
Ar
“O ambiente deve ser fresco, leve, com circulação de ar”, sugere Ambrosio. Segundo a instrutora de meditação, fica muito difícil meditar em locais abafados, pois a circulação do ar faz com que a energia do corpo também circule. Se você precisa fechar a porta do cômodo onde medita para evitar barulhos externos da casa, deixe ao menos uma fresta da janela aberta.
Alma
Na preparação do seu cantinho da paz, leve em consideração suas referências pessoais. Cercar-se de objetos e imagens que tenham um significado especial ajuda a dar uma energia positiva ao ambiente, diz Guizzetti: “Não existe receita. Pode ser uma mandala, ótima para se ter uma viagem visual, ou fotos de natureza, imagens de santos e divindades se você for uma pessoa religiosa.” O consultor de feng-shui também recomenda deixar por perto alguns livros de sua preferência.
Conforto
Pode ser apenas uma almofada no chão, uma cadeira, uma poltrona ou até um divã. O importante é colocar no ambiente um móvel em que você se sinta bem confortável para poder ficar bastante tempo na mesma posição. “Como por motivos profissionais fico muito tempo sentada com as pernas cruzadas, recentemente comecei a sentir dores na perna. Agora, o fisioterapeuta recomendou que eu fique sentada numa cadeira. E dá para meditar da mesma forma”, conta Ambrosio.
Calma
O primeiro passo é eleger onde instalar seu cantinho da paz. “Procure um lugar sereno, que tenha poucas distrações, em que se possa fechar a porta para ficar sozinho, caso tenha pessoas circulando normalmente pela casa. E se você tem um vizinho que costuma gritar, não vá ficar na parede encostada ao apartamento dele”, sugere Guizzetti. Pode ter TV e telefone, contanto que sejam desligados.
Fonte: Luciana Alvarez

—————————————————————————————————–

Trabalhando com as melhores construtoras para melhor atendê-los!

MAIS DE 200 OPÇÕES EM IMÓVEIS PARA VOCÊ!
Maiores informações:
MOACYR PIMENTA – C12455
(62)8468-4269 OI
(62)8184-1198 TIM
Nextel: (62) 7814-4621  Rádio: *55*650*5616
Msn: moacyrpimenta@yahoo.com.br
Twitter: @moratiimoveis
Facebook: Morati Imóveis
Skype: moacyrpimenta
MORATI IMÓVEIS – Tel.: (62)3087-4787

Fale com o Corretor:

________________________________________

Mais imóveis em goiânia:

www.ImoveisAltoPadraoEmGoiania.com.br
// // //
———————————————————————————
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s