Como fortalecer a sua marca


Grandes marcas são acompanhadas de grandes símbolos.
A maçã mordida da Apple e as 3 faixas da Adidas são grandes exemplos de como símbolos comuns e concretos tornaram-se referências e fizeram com que algumas marcas tivessem atreladas a elas um símbolo marcante, algo fácil de se lembrar. Em compensação, a Nike tem um símbolo que não significa nada, mas que é facilmente lembrado.
O senso comum nos faz pensar que uma marca e um símbolo memoráveis só podem ser criados com milhões de dólares de investimentos e milhares de pesquisa de opinião sobre curvas e cores e gostos. E eu discordo.

Luiz, Millor e Mauro, e o memorável ovo de gravata na Campus Party 2010

Aqui vão 3 dicas que nós da Empreendemia aprendemos na prática sobre como construir o seu símbolo, fazer com que ele seja marcante, ajudando assim a fortalecer a sua marca:
1- Construa algo tangível e memorável
Nós construímos um símbolo que é um ovo de gravata – tudo bem, ninguém viu um ovo vestindo uma gravata antes, mas o importante é que todos já viram ovos e gravatas. Startups e pequenas empresas têm o costume de construir/escolher símbolos muito abstratos, que podem até ser bonitos, mas que fazem zero pela construção da marca.
A questão é: tem que ser fácil de lembrar, então se for algo físico/tangível é melhor. Por exemplo, a claquete do Videolog é ótima, primeiro porque é algo que existe, segundo porque eles conseguem até fazê-la com as mãos.
2- Conte a história do seu símbolo
Tudo que importa tem uma história. Não importa se a concepção do seu símbolo foi uma epopéia, ou se você teve que inventar uma história pra ele – o que importa é que tem uma história.
Por exemplo, além de já termos explicado como o logo da Empreendemia foi desenvolvido, nós também o transformamos no protagonista de uma grande jornada: a de um jovem que larga o mundo corporativo para se tornar um empreendedor. O Cara, o nome dado para ele, tem suas histórias contadas em tirinhas.
3- Faça pessoas importantes aparecerem perto dele
Fazer com que pessoas importantes do seu setor apareçam junto com o seu símbolo dá no mínimo um pouco de credibilidade a ele. É uma conta básica: pessoa é referência, logo é respeitada por um número razoável de pessoas, então seu símbolo e marca ganham um pouco desse respeito. Caso isso não fosse verdade, patrocínios não existiriam, principalmente os esportivos.
Aplicamos essa lição bem forte na Campus Party: pedimos para várias referências em empreendedorismo e internet tirarem fotos com o nosso super ovo de gravata de pelúcia.
Veja as fotos:
Pessoal de peso, né?
Fonte: Luiz Piovesana

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