8 lições para sua carreira na tela do cinema


VEJA 5 CENAS DE FILMES E SUAS LIÇÕES DE LIDERANÇA ENSINADAS PELO PROFESSOR SIGMAR MALVEZZI, DA USP, E MAIS 3 FILMES DE HOLLYWOOD QUE TRATAM DOS DILEMAS DA VIDA EXECUTIVA

Cena do filme Billy Elliot

BILLY ELLIOT (INGLATERRA, 2000)

Billy Elliot (Jamie Bell), um garoto de 11 anos, fica fascinado com o balé, mesmo sendo obrigado pelo pai a treinar boxe.
A CENA
Durante a entrevista de seleção na escola de balé, uma das professoras da banca examinadora pergunta a Billy o que ele sente quando está dançando. E ele responde: “Eu não sei. Eu sinto que estou desaparecendo. Há uma mudança no meu corpo. Eu voo como um pássaro. O meu corpo é tocado por eletricidade”.
A LIÇÃO
“O líder precisa estar preparado para lidar com cada um dos indivíduos da organização, principalmente aqueles que integram sua equipe. E precisa ter em mente que na gestão de pessoas existem forças dentro de cada um que são estruturas psíquicas, como aquelas que motivam Billy Elliot.”

BELEZA AMERICANA (ESTADOS UNIDOS, 1999)

Vencedor do Oscar de Melhor Filme de 1999, o filme conta a história de Lester Burham (Kevin Spacey), um profissional do ramo da propaganda que não aguenta mais o emprego. Disposto a dar a volta por cima, ele pede demissão e começa a reconstruir sua vida.
A CENA 
O chefe de Lester, Brad, o chama na sala para falar sobre mudanças na empresa. Sem o menor tato, o diretor da área solicita umrelatório com a rotina de trabalho do funcionário e explica que a medida visa facilitar a direção na escolha de quem será demitido.
A LIÇÃO 
“Nessa cena específica, vemos o despreparo de alguns gestores atuais, que não sabem como lidar com demissões, downsizing, mudanças e promoção de funcionários, criando um clima de insatisfação e desânimo.”null

CONDUZINDO MISS DAISY (EUA, 1989)

O filme mostra o surgimento de uma singela amizade entre uma senhora branca rica de 72 anos (Jessica Tandy) e seu motorista negro (Morgan Freeman).
A CENA
Logo após ser contratado, o motorista tenta de várias maneiras se aproximar da senhora, que não se dobra. Então, o motorista confronta Miss Daisy, perguntando: “Por que a senhora tomaria um bonde para fazer compras se tem um motorista?”. E ela responde: “Pergunte a meu filho, que o contratou”. Após diversas negativas, o motorista consegue dobrá-la e acaba conquistado sua confiança.
A LIÇÃO
“A ação do líder tem um impacto em toda a organização. O motorista do filme tenta confrontar a senhora para motivar algum tipo de ação, de mudança. Primeiro, oferece ajuda, mesmo não sendo solicitado. Depois, ao não obter êxito com a primeira ação, cobra racionalidade, perguntando por que foi contratado.”

SOCIEDADE DOS POETAS MORTOS (ESTADOS UNIDOS, 1989)

Professor de literatura (Robin Williams) transforma a vida de seus alunos com ensinamentos nada convencionais.
A CENA
Durante uma aula, o professor Keatings (Williams) pede aos alunos para completar a frase “um homem não está exausto, ele está…”. Os alunos são obrigados a refletir, deixando de aceitar as respostas prontas.
A LIÇÃO 
“Um verdadeiro líder busca orientar e motivar o grupo instigando seus integrantes. O professor cria uma estratégia de despertar o pensamento crítico nos alunos, utilizando um jogo de linguagem. O filme todo é uma lição de como inspiramos nossos semelhantes.”

BAGDAD CAFÉ (ALEMANHA, 1987) 

Uma turista alemã (Marianne Sägebrecht) muda a vida dos clientes do Bagdad Café, um motel num posto.
A CENA
Ao chegar ao motel, no início do filme, a protagonista é mal recebida pela dona, neurótica e desorganizada, do estabelecimento.
A LIÇÃO
“No contraponto das duas personagens principais, aprende-se a liderar. Aos poucos, a hóspede dobra a dona do estabelecimento apostando em organização no trabalho, ações efetivas e proatividade.”

THE COMPANY MEN (EUA, 2010, DRAMA)

VALE A PENA
Aborda uma situação para a qual a maioria das pessoas não está preparada: a demissão. O filme é divertido e faz refletir sobre a relação entre trabalho e valores pessoais e a importância de se ter um plano B para a carreira.
PONTO ALTO
Numa das cenas mais emblemáticas, uma headhunter risca com caneta vermelha vários itens listados no currículo do administrador Phil Woodward (Chris Cooper), demitido depois de 30 anos de empresa, o orienta a não colocar experiências anteriores aos anos 1990 e a pintar o cabelo imediatamente.
A LIÇÃO
É importante conhecer os fatores externos que afetam a sua empregabilidade e também suas ambições, valores, pontos fortes e fracos. O exercício de autoanálise ajuda a identificar em que área ou empresa você tem chance de aportar seu conhecimento.

Patrões Infernais (EUA, 2010)

VALE A PENA
Antes de tudo, para dar boas risadas. Mostra até que ponto o chefe influi na felicidade dos funcionários. Três amigos conspiram contra os gestores e planejam matá-los para se livrar dos superiores que lhes roubam o humor durante o dia e o sono à noite.
PONTO ALTO
Os amigos não toleram seus respectivos chefes bonitinhos, certinhos e supermotivados. Até que um dia eles conhecem, durante uma happy hour pós-expediente, um ex-executivo disposto a ajudá-los a pôr um ponto final em seus problemas eliminando os chefes.
A LIÇÃO
Primeiro, nenhum plano é à prova de erros (descubra no filme). Segundo, se o seu superior está lhe causando gastrite, é hora de começar a procurar outro emprego.

LARRY CROWNE (EUA, 2010)

VALE A PENA

É a história de um recomeço profissional. Com dívidas e sem rumo na carreira, o quarentão Larry Crowne (Tom Hanks) decide voltar para a universidade e obter seu diploma para dar um novo rumo à sua vida.

PONTO ALTO

O personagem mostra que é possível descobrir novas aptidões em qualquer fase da vida. Ele encontra novo ânimo ao virar estudante e conhecer os sonhos e ambições de jovens que ensaiam os primeiros passos no mundo do trabalho.

A LIÇÃO
Poucas pessoas definem um plano profissional alternativo quando estão no auge de sua trajetória no trabalho. É o caso de Larry, que era um líder de equipe na empresa em que trabalhava. Como perdeu o trabalho, foi forçado a repensar a carreira e a reorganizar as próprias finanças.
Fonte: Nina Neves

—————————————————————————————————–

Trabalhando com as melhores construtoras para melhor atendê-los!

MAIS DE 200 OPÇÕES EM IMÓVEIS PARA VOCÊ!
Maiores informações:
MOACYR PIMENTA – C12455
(62)8468-4269 OI
(62)8184-1198 TIM
Nextel: (62) 7814-4621  Rádio: *55*650*5616
Msn: moacyrpimenta@yahoo.com.br
Twitter: @moratiimoveis
Facebook: Morati Imóveis
Skype: moacyrpimenta
MORATI IMÓVEIS – Tel.: (62)3087-4787

Fale com o Corretor:

________________________________________

Mais imóveis em goiânia:

www.ImoveisAltoPadraoEmGoiania.com.br
// // //
———————————————————————————
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s