De olho nos rótulos


NÃO PRESTAR ATENÇÃO NA EMBALAGEM DOS ALIMENTOS PODE INFLUENCIAR NO GANHO DE PESO

De olho nos rótulos para não engordar
Analisar a letra miúda da rotulagem é de grande valia para uma alimentação saudável. “As informações contidas nas embalagens dos alimentos funcionam como um estratégia contra a obesidade,” afirmou a nutricionista Priscila Moreira, do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia.  Quem não olha direito para aquilo que põe no carrinho corre o risco de ver o ponteiro da balança disparar impulsionado por uma dieta rica em itens calóricos. “É preciso tomar cuidado com armadilhas”, sugeriu.
Muita gente tem a falsa ideia de que chocolate diet é menos engordativo do que a versão normal. Nem sempre é assim. Para ser classificado como dietético, o produto deve estar isento de alguma substância, que pode ser açúcar, sódio, proteína… E ele é geralmente recomendado para grupos específicos, caso dos diabéticos. Por causa disso, muitos doces dessa categoria costumam ser gordurosos. É que a retirada do açúcar da fórmula leva junto parte do sabor e, daí, a gordura entra aos montes na receita para suprir a falta de gosto e ainda garantir textura. Compare e leve o que for mais adequado ao seu cotidiano e, de preferência, o menos engordurado, por favor.
A nutricionista Catharina Paiva, que também trabalha no Dante Pazzanese, chamou a atenção para outros pontos. Além do valor calórico, devem constar nos rótulos as seguintes informações:
– Proteína (em gramas): fundamental para a musculatura.
– Gordura total (em gramas): apesar de carregar má reputação, é importantíssima para nossas células, porque está por trás do aproveitamento de vitaminas.
– Gordura saturada (em gramas): em excesso, favorece o acúmulo de colesterol ruim nos vasos.
– Gordura trans (em gramas): essa é a verdadeira vilã. Faz subir os níveis de colesterol ruim e, dessa forma, bota o peito em risco.
– Fibras (em gramas): auxiliam no trânsito intestinal e dão um chega pra lá na prisão de ventre.
– Sódio (em miligramas): acusado de fazer subir a pressão arterial, também promove a retenção de líquidos quando consumido além da conta.
“Para ser considerado light, o produto deve apresentar redução de, no mínimo, 25% de calorias ou de algum nutriente, como o sódio”, exemplificou Catharina. Assim, nem sempre o light é pouco calórico, ele pode apenas ser menos salgado.
Fonte: Regina Célia Pereira



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