Mercado eficiente


Uma das teorias mais discutidas em finanças é a de que o mercado é eficiente. Conceitualmente, um mercado é eficiente quando nos preços dos ativos todas as informações estão refletidas. Já abordei “an passant” este assunto outras vezes aqui no blog (Fundo ativo ou passivo?), mas depois da crise finaceira mundial vivenciada recentemente, acho oportuno voltar ao tema.
Do ponto de vista prático, a grande discussão é se é possível superar o mercado. Basicamente, a questão que se coloca é se a gestão ativa de investimentos propicia um retorno superior à gestão passiva. Quanto maior o grau de eficiência do mercado menor seria a possibilidade de obtenção de uma taxa acima do benchmark.
Teoricamente, a tendência é que os mercados sejam cada vez mais eficientes, quer pela maior disseminação de informações, quer seja pela existência de regras mais claras e transparentes nas operações. Cabe também destacar que mercados mais desenvolvidos tendem a ser mais eficientes. Assim como os preços dos ativos mais líquidos tendem a refetir melhor as informações.
Um ponto interessante a ser comentado é que a idéia de eficiência de mercado não implica que os preços devam ser estáticos. Pelo contrário, ela determina que as mudanças nos preços dos ativos sejam aleatórias e devem refletir imediatamente a incorporação de novas informações nos preços. Assim, o que está por trás desse conceito é justamente a idéia de racionalidade, pois num modelo de racionalidade os preços dos ativos só mudariam em virtude de novas informações.
Não foi o que aconteceu no final do ano passado. Os investidores foram movidos pelo efeito manada (pânico) e deixaram  de lado o verdadeiro valor de cada empresa. A crise do subprime derrubou a idéia de que os mercados são perfeitos ou profundamente racionais. Agora, com a retomada dos preços e a volatilidade dos mercados voltando ao normal, as ações podem voltar a refletir melhor os fundamentos, porém ficou evidente que uma ferramenta capaz de interpretar a psicologia de massa é muito necessária na tomada de decisão.
Neste ponto, cabe uma reflexão por parte do leitor. Se você for adepto da eficiência de mercado, sua carteira poderia ser diversificada aleatoriamente, ou seja, você poderia ficar posicionado passivamente num índice amplo, como o PIBB11 (que reflete o IBX50) ou nos novos fundos ETF’s da Bovespa (BOVA11, MILA11, SMALL11 – veja artigo). Se, por outro lado, você acreditar que é possível bater o mercado, a sua estratégia seria ativa. Importante salientar que o fator tempo é importante nessa discussão, pois é relativamente fácil bater o mercado no curto prazo, mas vai ficando cada vez mais difícil quando os prazos vão se dilatando.
Existem gestores com um histórico de superação do benchmark de forma relativamente consistente. A questão básica parece ser não se o mercado é ou não eficiente, mas qual é o grau de eficiência do mercado. Assim, pode-se estabelecer uma política de investimentos que irá determinar até onde vale a pena garimpar na busca de retornos acima da média.
Fonte: CHR Investidor

—————————————————————————————————–

Trabalhando com as melhores construtoras para melhor atendê-los!

MAIS DE 200 OPÇÕES EM IMÓVEIS PARA VOCÊ!
Maiores informações:
MOACYR PIMENTA – C12455
(62)8468-4269 OI
(62)8184-1198 TIM
Nextel: (62) 7814-4621  Rádio: *55*650*5616
Msn: moacyrpimenta@yahoo.com.br
Twitter: @moratiimoveis
Facebook: Morati Imóveis
Skype: moacyrpimenta
MORATI IMÓVEIS – Tel.: (62)3087-4787

Fale com o Corretor:

________________________________________

Mais imóveis em goiânia:

www.ImoveisAltoPadraoEmGoiania.com.br
// // //
———————————————————————————

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s