Os princípios maquiavélicos da liderança


Nicolau Maquiavel (1469 – 1527) não foi uma pessoa fácil. A obra deixada por ele também não é simples de compreender. Muitas pessoas não compreendem a essência das teorias “maquiavélicas”, que são vistas com conotação negativa por àqueles que possuem um conhecimento mais básico sobre os métodos do pensador. Sua frase mais conhecida é a que causa maiores discussões e diferentes interpretações: “Os fins justificam os meios”.
Em sua obra, O Príncipe, Maquiavel divaga sobre a natureza das ações das pessoas que exercem algum tipo de liderança e sobre o comportamento dos liderados, ensinando a conquistar e manter o poder. Na época em que o tratado foi escrito, era voltado aos mandatários do país, das regiões e províncias independentes; hoje é comumente estudado e aplicado em empresas e organizações. O grande problema é que estas ideias “maquiavélicas” podem ser utilizadas tanto de maneira positiva e útil, como de maneira negativa e danosa; afinal todas essas teorias são puramente humanistas, baseiam-se no ideal de que as pessoas possuam apenas virtudes e comportamentos louváveis e previsíveis. Todos sabem que a realidade não é bem assim.
E como Dante diz que não se faz ciência sem registrar o que se aprende, eu tenho anotado tudo nas conversas que me parece essencial, e compus um pequeno livro chamado De principatibus, onde investigo profundamente o quanto posso cogitar desse assunto, debatendo o que é um principado, que tipos de principado existem, como são conquistados, mantidos, e como se perdem.
— Carta de Nicolau Maquiavel a Francesco Vettori de 10 de Dezembro de 1513.
Maquiavel costumava alertar-nos para esquecer a fantasia e imaginação, tratando apenas da realidade, buscando somente a verdade efetiva das coisas. Ele realizou um estudo da natureza humana, isento de preconceitos e conceitos éticos, mostrando como um líder poder utilizar esse conhecimento para influenciar as ações e escolhas de seus liderados. É imprescindível que todos que farão uso dessas poderosas ideias guiem-se pelas melhores intenções para o bem das pessoas e da organização, gerando um impacto positivo, sem causar conflitos, para alcançar o resultado almejado pelos líderes.
Não é simples, e nem sempre todos serão beneficiados. Em alguns momentos o bem comum depende de sacrifícios, mas todas as escolhas devem ser tomadas tendo como juízo a própria consciência. Essa é a maior reflexão que Maquiavel nos entrega.
Fonte: Editora Évora

—————————————————————————————————–

Trabalhando com as melhores construtoras para melhor atendê-los!

MAIS DE 200 OPÇÕES EM IMÓVEIS PARA VOCÊ!
Maiores informações:
MOACYR PIMENTA – C12455
(62)8468-4269 OI
(62)8184-1198 TIM
Nextel: (62) 7814-4621  Rádio: *55*650*5616
Msn: moacyrpimenta@yahoo.com.br
Twitter: @moratiimoveis
Facebook: Morati Imóveis
Skype: moacyrpimenta
MORATI IMÓVEIS – Tel.: (62)3087-4787

Fale com o Corretor:

________________________________________

Mais imóveis em goiânia:

www.ImoveisAltoPadraoEmGoiania.com.br
// // //
———————————————————————————
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s