Vida de condomínio: Olhos atentos à segurança


Substituir porteiros por vigilância eletrônica é tema polêmico em prédios, segundo o presidente da Associação Brasileira de Condôminos (Abcon), Helbert Silva (Eduardo Almeida/RA Studio)
Substituir porteiros por vigilância eletrônica é tema polêmico em prédios, segundo o presidente da Associação Brasileira de Condôminos (Abcon), Helbert Silva

Em boa parte dos casos, para conter despesas, alguns condomínios optam pela substituição do porteiro por equipamentos eletrônicos. Principalmente em edifícios com poucos moradores, a alternativa é escolhida para economizar. Entretanto, essa escolha pode trazer insegurança aos condôminos. Por isso, é preciso pesar bem antes de se decidir pela troca.

O presidente da Associação Brasileira de Condôminos, Prestadores de Serviços, Empresas e Organizações Afins (Abcon), Helbert Silva, diz que é uma tendência a utilização de recursos eletrônicos nas mais diversas atividades. No entanto, ele faz um alerta: “É primordial reconhecer que segurança é uma questão social e, portanto, de grande complexidade. O simples fato de instalar recursos eletrônicos como solução para a segurança condominial é decisão simplória”, avalia.

De acordo com ele, instalar câmaras e interfones não impede o roubo ou outro ato ilícito, apesar de contribuir para solucionar o caso. “Substituir os porteiros por alternativas eletrônicas, consequentemente, é uma questão polêmica. Existem porteiros e porteiros. É preciso saber sobre o conceito, perfil, atribuições, qualificações, expectativas e objetivos relacionados à atividade”, pondera Helbert Silva.

Sendo assim, para avaliar a melhor alternativa para o condomínio, é necessária a elaboração de um plano de segurança para o ambiente, conforme o presidente da Abcon. “Considerando análise de riscos e vulnerabilidade, política de segurança, administração e monitoração da segurança, soluções corporativas, eventos de sensibilização e informações concernentes, plano de ação preventivo e corretivo, análise da responsabilidade civil do condomínio, entre outros.”

Helbert Silva ressalta que substituir porteiros por alternativas eletrônicas, ou utilizar ambos os recursos, não é uma simples decisão operacional. “É, antes de tudo, um estudo e decisão estratégicos. O que deve ser evitado é fazer uma simples comparação entre pessoas e equipamentos como solução definitiva”, diz.

AJUDA 

Antes de decidir sobre a melhor solução, o presidente da Abcon diz que é fundamental pesquisar o tema e consultar especialistas em segurança. “Além de criar uma comissão de segurança no condomínio e realizar assembleias para tratar especificamente do assunto”, acrescenta Helbert.

Quando for deliberar sobre o assunto, é preciso entender que esta é, também, uma questão jurídica, que pode ou não ser relacionada à atribuição de responsabilidade ao condomínio ou ao loteamento fechado pelos danos afins. “O que deve ser detalhadamente observado e analisado antes da decisão”, adverte o presidente da Abcon.

Fonte: Clipping Imóveis

—————————————————————————————————–

Trabalhando com as melhores construtoras para melhor atendê-los!

MAIS DE 200 OPÇÕES EM IMÓVEIS PARA VOCÊ!
Maiores informações:
MOACYR PIMENTA – C12455
(62)8468-4269 OI
(62)8184-1198 TIM
Nextel: (62) 7814-4621  Rádio: *55*650*5616
Msn: moacyrpimenta@yahoo.com.br
Twitter: @moratiimoveis
Facebook: Morati Imóveis
Skype: moacyrpimenta
MORATI IMÓVEIS – Tel.: (62)3087-4787

Fale com o Corretor:

________________________________________

Mais imóveis em goiânia:

www.ImoveisAltoPadraoEmGoiania.com.br
// // //
———————————————————————————
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s