Como controlar a ansiedade no trabalho: veja dicas práticas


 
“Estado afetivo penoso, caracterizado pela expectativa de algum perigo que se revela indeterminado e impreciso, e diante do qual o indivíduo se julga indefeso”. Quem é que nunca já se sentiu exatamente assim? O trecho acima define a palavra “ansiedade” no dicionário, um sentimento que faz parte da rotina profissional de muita gente.
Mas o que parece ser um problema subjetivo tem, na verdade, soluções bem práticas. O site do GNT foi até o famoso coach de carreira Homero Reis buscar dicas para deixar a ansiedade no trabalho para trás. Veja abaixo quais são.
  • 1: Domine o que faz
    A insegurança em relação às próprias habilidades e o medo de não conseguir cumprir as tarefas do cargo são as maiores fontes de ansiedade profissional, segundo o coach Homero Reis. A solução para o problema, de acordo com ele, começa com preparação e treino. “O fato de não conseguir ou achar que não sabe fazer alguma coisa é o que traz ansiedade. Então é preciso ter domínio sobre o que se faz, preparar-se antes de uma reunião, treinar o que vai dizer e saber perguntar quando tem dúvida”, ensina o especialista.
  • 2: Aprenda a dizer não
    Outro comportamento que alimenta a tensão dos ansiosos é a preocupação em querer agradar todo mundo. “Quem sofre de ansiedade não consegue estabelecer limites”, alerta Homero Reis. Para cortar o nervosismo e a tensão que são frutos desse sentimento, o coach recomenda assumir apenas os compromissos que podem ser cumpridos. “Quando você quer fazer tudo, pode acabar não conseguindo dar conta e ficar imaginando que tem sempre alguém atrás para cobrar”, diz ele. Chamar a atenção do chefe ou dos colegas para uma possível sobrecarga também pode ajudar a aliviar a ansiedade. Segundo Homero Reis, o risco de parecer “corpo mole” é menor do que a vantagem de demonstrar maturidade.
  • 3: Esqueça o perfeccionismo
    A sensação de que uma tarefa pode ser sempre melhorada acaba emperrando a vida profissional. Por isso, o top coach Homero Reis avisa que o mais recomendado é ser realista, aceitar os prazos e entregar sempre o melhor que pode no tempo que tem. “O problema é que o perfeccionista sempre acha que aquilo pode ficar melhor, perde o senso de realidade e acaba ficando ansioso”, define o especialista.
  • 4: Saiba diferenciar o fato da interpretação

    Em entrevista ao site do GNT, o coach Homero Reis explica que as interpretações humanas são baseadas nas próprias crenças. Por causa disso, os profissionais que se acham incompetentes acabam levando para o lado pessoal quando recebem uma recomendação do chefe ou do colega. “Eles interpretam o famoso ‘toque’ ou ‘dica’ como uma crítica ruim e isso gera um sentimento de ansiedade”, explica o especialista. Contra esse comportamento, o melhor a fazer, além do bom trabalho, é acreditar em si mesmo. “Contra fatos não há argumentos”, lembra ele.

    Fonte: GNT

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