Onde pipocam os “mini-imóveis” em São Paulo


OS BAIRROS QUE RECEBERAM MAIS LANÇAMENTOS DE APARTAMENTOS DE UM E DOIS QUARTOS ATÉ 50 METROS QUADRADOS NO ÚLTIMO ANO

Casal em sua nova casa

APERTO OU PRATICIDADE?

São Paulo – A tendência à redução no espaço dos imóveis residenciais em cidades onde os preços já estão exorbitantes, como São Paulo, se traduz na proliferação de apartamentos compactos de um ou dois quartos e menos de 50 metros quadrados de área útil. Apesar do aparente aperto, esse mercado tem uma alta demanda, mais para compra do que para aluguel. E não só por questões financeiras como também pela mudança de perfil da família brasileira.
O público desse tipo de imóvel é formado por solteiros – jovens, divorciados ou viúvos – casais jovens ou com apenas um filho e casais idosos, com filhos já criados. E se engana quem pensa que os imóveis compactos se limitam ao segmento popular ou às tradicionais quitinetes. Hoje em dia, o mercado conta com basicamente três segmentos: as quitinetes populares em bairros de menor renda, os imóveis de médio padrão (voltados, por exemplo, para jovens de classe média alta que saem da casa dos pais sem ter casado ainda) e os imóveis de luxo.
Na verdade, neste último segmento os imóveis podem até ter apenas um quarto, mas dificilmente são compactos, podendo chegar aos 100 metros quadrados e custar mais de 800.000 reais. “Esse é um mercado que despontou há uns três ou quatro anos, que tem uma demanda boa e, pelo visto, veio para ficar. O número de unidades oferecidas também é bastante reduzido”, diz Luís Paulo Pompéia, diretor da Empresa Brasileira de Estudos de Patrimônio (Embraesp).
Veja a seguir os bairros de São Paulo que mais receberam imóveis compactos de julho de 2011 a julho de 2012, segundo a Embraesp. Na pesquisa, foram considerados o número de unidades de um e dois quartos de até 50 metros quadrados de área útil.

1. CAMPO LIMPO

O bairro da Zona Sul de São Paulo recebeu 1.314 unidades, todas de dois dormitórios, e com área variando de 43,60 a 50 metros quadrados. Os preços de lançamento variam de 142.000 a 152.000 reais, o que enquadra esses empreendimentos no limite do programa Minha Casa, Minha Vida.
O Campo Limpo fica na divisa da cidade de São Paulo com o município de Taboão da Serra, e próximo a bairros como Morumbi e Capão Redondo. A região onde o bairro se encontra é marcada por profundos contrastes sociais – de um lado, um terço da população morando em favelas, e de outro, empreendimentos de classe média alta. Um pouco afastado da região central, o bairro conta com uma linha de metrô (foto) e um terminal de ônibus.

2. BELA VISTA

O segundo bairro que mais recebeu unidades pequenas nos últimos 12 meses foi a Bela Vista, com 1.065 unidades lançadas. Dessas, apenas 64 destas têm dois dormitórios; as outras 1.001 unidades têm só um quarto. A área dos lançamentos vai de 30,5 a 50 metros quadrados, e os valores não são baixos: de 266.000 a 418.000 reais.
A região da Bela Vista é valorizada por conta de sua boa localização, entre o Centro e a região da Avenida Paulista, que combinam a proximidade do trabalho e de áreas de lazer e cultura, além de uma boa infraestrutura de transportes. Por isso, os apartamentos de um quarto na região são criados para ser produtos de “charme”, voltados para a população de classe média alta.

3. ITAQUERA

O bairro de Itaquera, na Zona Leste, foi o terceiro que mais recebeu unidades compactas nos últimos 12 meses, com 610 unidades lançadas, todas de dois dormitórios. De perfil mais popular, esses imóveis têm entre 47,85 e 50 metros quadrados de área útil, e preços  que variam de 146.000 a 175.000 reais. O início da construção do estádio do Corinthians, que será palco da abertura da Copa do Mundo de 2014, aumentou a demanda de imóveis na região
4. Brooklin
Com 511 unidades de um dormitório lançadas, o bairro do Brooklin, na Zona Sul, foi o quarto da lista. Os apartamentos, voltados para os segmentos de médio e alto padrão, têm entre 31,50 e 48,50 metros quadrados, e preços salgados para a metragem e o número de dormitórios: entre 300.000 e 528.000 reais. O bairro nobre conta com imóveis residenciais e corporativos de alto padrão, localizando-se próximo ao centro financeiro da Av. Engenheiro Luís Carlos Berrini. Toda essa região vem sendo revitalizada nos últimos anos, tendo recebido uma série de grandes empresas e instituições financeiras, bem como obras viárias que estimularam o mercado imobiliário local.
5. Vila Antonieta
O bairro localizado próximo a Aricanduva, na Zona Leste, recebeu nos últimos 12 meses 426 unidades, todas de dois dormitórios, com área entre 47,49 e 49,80 metros quadrados. Voltadas para o segmento popular e de médio padrão, essas moradias custam entre 175.000 e 250.000 reais. Apesar da proximidade com a região do Tatuapé, a localidade não conta com a vantagem de uma estação de metrô nas proximidades.

6. TATUAPÉ

O Tatuapé teve 358 unidades compactas lançadas, sendo 36 de dois dormitórios e 322 de um dormitório. Suas áreas úteis vão de 35,20 a 50 metros quadrados, e os valores variam de 279.000 a 420.000 reais. “O Tatuapé é um dos melhores, senão o menor bairro da Zona Leste para se morar. E ainda dispõe do micro-bairro do Jardim Anália Franco, que conta com empreendimentos de alto padrão e até de luxo”, observa Luís Paulo Pompéia, diretor da Embraesp. Ele lembra que o bairro – bem localizado próximo ao Centro e dotado de estações de metrô – oferece empreendimentos de todos os níveis.
Fonte: Revista Exame

—————————————————————————————————–

Trabalhando com as melhores construtoras para melhor atendê-los!

MAIS DE 300 OPÇÕES EM IMÓVEIS PARA VOCÊ!
Maiores informações:
MOACYR PIMENTA – C12455
(62)8468-4269 OI
(62)8184-1198 TIM
Nextel: (62) 7814-4621  Rádio: *55*650*5616
Msn: moacyrpimenta@yahoo.com.br
Twitter: @moratiimoveis
Facebook: Morati Imóveis
Skype: moacyrpimenta
MORATI IMÓVEIS – Tel.: (62)3087-4787

Fale com o Corretor:

________________________________________

Mais imóveis em goiânia:

www.ImoveisAltoPadraoEmGoiania.com.br
// // //
———————————————————————————
Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s