Como criar um planejamento de mídias sociais


Como criar um planejamento de mídias sociais

Em Social Media é muito normal o pessoal falar em “estratégia”, mas não falar em “planejamento”. Por isso achei legal compartilhar essas dicas que li, sobre como criar um plano voltado para Mídias Sociais:
1. Determine os seus objetivos de forma clara. Saiba onde você quer chegar e, a partir daí, desenvolva as ações que você tomará. O objetivo é aumentar o número de visitações? Aumentar as conversações? Sabendo isso, você conseguirá decidir quais são as medidas mais adequadas e eficazes para ter sucesso.
2. Liste os canais onde você atua, assim você poderá usá-los de forma integrada nos seus esforços. Por exemplo: Se você dispara uma newsletter, pode incluir nela um link para todas as suas presenças nas redes sociais.
3. Seja o mais específico possível na definição do público alvo.
4. Defina qual é a mensagem que você quer passar, qual a personalidade que você quer ter (você ou a sua marca).
5. Determine que canais usar para alcançar a sua audiência. Nem sempre a maior rede socialexistente é a mais adequada. Uma rede social que esteja na moda não vale o esforço e o investimento, se o seu público não estiver nela. Ex: Se as pessoas que você quer atingir estão no Orkut, não adianta nada se concentrar no Facebook.
6. Faça planos de 90 dias. O mundo das mídias sociais muda muito rápido, e esse tempo permite fazer ajustes = seja para melhorar o que está funcionando, ou para consertar o que não está.
7. Crie um calendário editorial. Determine a frequência com que você irá postar, além de saber o que e quando publicar. Por exemplo: datas comemorativas ou eventos relevantes para o seu público.
8. Crie um cronograma de trabalho e manutenção. Defina os dias e horários para fazer backup, monitorar contas, responder a audência, escrever o conteúdo, etc.
9. Se você tiver a sorte de ter uma equipe, aprenda uma coisa: delegue. Dividir as responsabilidades faz muita diferença, pois permite que cada pessoa se dedique melhor a cada tarefa.
10. Avalie. Após o fim dos 90 dias do planejamento, pare para avaliar quais os objetivos foram atingidos, como foram atingidos, e veja o que funciona ou não. Assim você pode fazer os ajustes.
Fonte: Social Media Today

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