Veja 5 passos básicos para fazer a empresa nascente crescer


Depois de identificar a oportunidade, fazer seus estudos e planejar, finalmente você e possivelmente seu sócio estão com o seu negócio rodando. Beleza! Então, como fazer para que ele cresça?

Desnecessário dizer que sobreviver já é um feito, crescer é ainda mais. Há que atentar para tudo, nos mínimos detalhes. Ter foco, monitorar as vendas, o contas a pagar, o caixa, a relação com os clientes, o grau de satisfação deles com os produtos e serviços oferecidos.
Além disso, como está o relacionamento com os fornecedores? E os movimentos da concorrência, o que está acontecendo no mercado? E, muito importante, como estão os seus funcionários? Eles estão comprando a briga com vocês?
Somente uma equipe alinhada e motivada vai lhes ajudar a enfrentar todos os desafios e, ainda mais, o grande desafio de crescer.
Mesmo quando os negócios parecem estar crescendo, os empreendedores talvez se entusiasmem com a velocidade desse crescimento e não se dão conta de sinais e da necessidade de monitorar pontos importantes que poderão até comprometer essa expansão. Vamos a eles.

Selecione os colaboradores criteriosamente

Cuide para contratar os funcionários certos e também para promover ou especializar aqueles que realmente tenham o perfil adequado. A pressão do crescimento pode levar a superestimar o número de pessoas que o seu negócio necessita. Lembre-se sempre que contratar acima da real necessidade cria custos adicionais.
Mais importante ainda é escolher e contratar corretamente. A pressa no processo de seleção é má conselheira. Vale envolver vários funcionários na avaliação do futuro colega ou subordinado. Entrevistar, colocar o candidato para realizar atividades e projetos similares ao que se demandará dele ajudarão a perceber as competências e o ajuste ou não do esperado.
No caso de promoções internas, o cuidado é identificar um perfil de liderança, assumindo-se que o funcionário já domine a parte técnica das atividades. O maior gargalo tende a ser o desenvolvimento de pessoas capazes de estimular outras e de conduzi-las a produzir o seu melhor.
Cuide também da capacitação dos funcionários, pois precisam ser preparados para resolver problemas e situações novos, agregando inovações.

Faça metas e projeções realistas

Cuidado com as estimativas de crescimento: é mais fácil obter maior percentual de aumento assim que se lançam produtos e serviços com diferencial. A variação percentual pode não ser exponencial como o seu otimismo.
A dificuldade é avaliar bem as forças que operam no seu mercado como forma de apurar a sua estimativa. Se você errar a mão, pode estocar e comprometer mais recursos do que será necessário. Mas, no sentido contrário, poderá não atender à demanda e entregar seu cliente de bandeja ao concorrente.

Deixe clientes satisfeitos

É um mito que se possa crescer a base de clientes de forma ilimitada (ante determinada base instalada). Recentemente, tivemos casos de empresas de telecomunicação impedidas de prosseguir, temporariamente, a ofensiva de vendas, dado que não estavam entregando aos clientes o serviço na qualidade contratada.
Lembre que clientes satisfeitos são uma benção e ajudam a alavancar o seu negócio ao referi-lo a outros. Entretanto, clientes insatisfeitos podem velozmente (velocidade digital) danificar uma reputação cuidadosamente construída.
Pense tranquilamente sobre os limites de seu crescimento. Se houver condições de avançar, investindo no aumento de capacidade, prepare o terreno, mesmo com o carro em movimento, mas com o olho no painel econômico-financeiro da empresa.

Monitore os resultados por áreas

O crescimento pode distanciá-lo e ainda diminuir a sua sensibilidade para aspectos importantes do negócio. Pode ser interessante usar a tática de, periodicamente, examinar com mais detalhes determinada área de sua empresa.
Exemplos: Você sabe realmente o que está acontecendo na linha de produção? Do que os clientes estão se ressentindo? Como estão os seus recebíveis? Como estão seus índices de qualidade e quais as fontes de não conformidade?
Vale então se aproximar dessas áreas, arregaçar as mangas e interagir mais de perto com os funcionários para trocar ideias, sentir o que está rolando, apurar suas informações e avaliação. Mesmo se a área não for aquela na qual detenha expertise, vale se esforçar: aprender e monitorar é melhor do que ser surpreendido!

Invista em pessoal especializado

Tenha em mente que as diferentes fases do negócio requerem conhecimentos, habilidades e atitudes diferentes. Nem que se esforce, ainda haverá áreas e especialidades que você não será capaz de desenvolver.
Nesse caso, melhor do que uma solução meia-boca, é escolher alguém com as competências corretas para encabeçá-la. Ou seja, com o crescimento, surge a necessidade de especializações e de profissionalizar áreas de seu negócio.
Costumo dizer que nossos empreendedores que conseguem fazer crescer o seu negócio no Brasil – país de oportunidades sim –, mas com gargalos de infraestrutura, custos elevados e obstáculos de várias naturezas, o que não fariam em conjunturas mais favoráveis?
De qualquer modo, temos empreendedores encabeçando negócios de alto impacto, levando nosso nome além, fronteira. E torcemos para que seus exemplos proliferem!
Fonte: Rose Mary

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